FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

A fisioterapia respiratória busca, através de métodos manuais ou equipamentos específicos, remover os impedimentos que o ar encontra para sair do trato respiratório e desenvolver uma função respiratória mais adequada, melhorando a capacidade de respiração do indivíduo. São diversos os procedimentos empregados pela fisioterapia respiratória, variando de acordo com nível de dificuldade de respiração.

Para que serve e como fazer

A fisioterapia respiratória é uma especialidade da fisioterapia que visa a prevenção e o tratamento de praticamente todas as doenças que atingem o sistema respiratório como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose, por exemplo. Ela deve ser sempre realizada pelo fisioterapeuta em casa, na clínica, no hospital ou no trabalho.

Exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios. Além disso, a fisioterapia respiratória pode ser feita também na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), inclusive quando o paciente encontra-se entubado, ou seja, respirando com a ajuda de aparelhos.

Quais são as principais técnicas de fisioterapia respiratória:

A depender do quadro clínico do paciente, alguns procedimentos são mais indicados que outros. Para proporcionar resultados efetivos, é importante que o fisioterapeuta avalie a disfunção e trace o melhor plano de tratamento, selecionando a técnica mais eficaz.

Exercícios respiratórios:

Embora aparentemente simples, os exercícios respiratórios são fundamentais para o tratamento de algumas enfermidades — tais como a pneumonia severa e o acúmulo de secreção pulmonar após cirurgias que demandam repouso absoluto, por exemplo.

Nesses casos, o fisioterapeuta analisa o quadro do paciente e supervisiona os exercícios indicados para cada objetivo terapêutico. Para garantir a execução correta e eficaz, é comum que dispositivos respiratórios específicos sejam utilizados. São eles:

  • incentivadores respiratórios, que podem ser classificados como a fluxo ou a volume (que mensura volumes inspirados durante o exercício);
  • terapia com pressão positiva, que se vale de dispositivos que mantém o pulmão expandido durante o exercício, por geração de fluxo de ar ou por resistência de orifício.

Caso sinta a necessidade de realizar um atendimento com fisioterapeuta, procure um dos especialistas da Clínica Move.
Open chat