RPG

RPG

Conhecida como RPG, a Reeducação Postural Global é um método fisioterapêutico manual, que se aplica às patologias de coluna. Os exercícios dessa técnica ajudam a combater: escoliose, corcunda, hiperlordose e outros problemas de saúde, como dor de cabeça, dor nos joelhos, quadril e até mesmo pé chato.

Este método terapêutico manual de tratamentos RPG foi desenvolvido há mais de 30 anos, e desde então apresenta constante evolução de resultados nos pacientes. Reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a Reeducação Postural Global só pode ser aplicada por fisioterapeutas que possuam formação específica na área.

No Brasil, esta técnica se tornou mais popular a partir do fim dos anos 90, e a crescente demanda de pacientes por este tratamento é fruto da eficiência e dos bons resultados oferecidos pela terapia de Reeducação Postural Global.

Durante a sessão, o fisioterapeuta observa a postura do paciente e aponta exercícios para fortalecer os músculos mais fracos e alongar os músculos, tendões e ligamentos para realinhamento total do corpo.

Normalmente, o tratamento com RPG é realizado uma ou duas vezes na semana, com uma hora de duração, dependendo de cada paciente. Existem casos que é necessário aumentar a frequência para duas vezes por semana, principalmente em caso de dores agudas.

Benefícios da RPG

Os benefícios obtidos pela RPG podem ser percebidos logo nas primeiras sessões. Isso porque o paciente se torna mais consciente da sua postura corporal, o que estimula para que ele se esforce em manter uma boa postura durante o cotidiano.

Entre outros benefícios da Reeducação Postural Global estão:

  • Combate a dor nas costas;
  • Realinha a coluna;
  • Elimina a dor ciática;
  • Cura o torcicolo;
  • Corrige o posicionamento dos joelhos;
  • Melhora a respiração;
  • Melhora a movimentação do tronco;
  • Resolve problemas na coluna como hérnia de disco;
  • Auxilia o tratamento das articulações como na dor crônica do quadril;
  • Elimina dor de cabeça causada por tensão nos músculos das costas e pescoço;
  • Elimina dor de cabeça e a dor na mandíbula por alterações no têmporo-mandibular;
  • Corrige o pé plano;
  • Melhora a posição da cabeça;
  • Melhora o posicionamento dos ombros.

 

Quando se trata de recém-operados, as técnicas da RPG auxiliam no pós-operatório, pós-parto, sequelas adquiridas pelo mal de Parkinson, de subluxação, fraturas, entre outros.

As gestantes são beneficiadas pela RPG, preparando-as para o momento das dores do parto e no relaxamento necessário para o procedimento.

Também não podemos esquecer que a RPG também é importante na vida dos atletas, melhorando sua dor, postura, respiração e performance de suas atividades.

Como funciona a RPG?

Um dos princípios básicos da RPG é que cada pessoa tende a reagir de forma diferente a um mesmo problema ou patologia e que não deve ser tratado apenas o lugar onde se sente dor, mas o corpo todo.

Normalmente, a sessão de RPG dura em torno de uma hora. O paciente se mantém em posturas específicas durante 12 a 20 minutos e elas são indicadas de acordo com o problema apresentado para o fisioterapeuta e assim vão, gradualmente, evoluindo para movimentos lentos e contínuos.

A duração do tratamento também pode variar, mas logo após três ou quatro sessões é possível observar se o paciente está obtendo efeito benéfico.

Principais exercícios de RPG

É importante que todos saibam que a técnica da RPG não visa apenas alívio da dor, mas também encontrar melhor equilíbrio e harmonia com o corpo. Os princípios da reeducação postural global são:

  • Individualidade: cada indivíduo sente e reage de maneira diferente;
  • Casualidade: a verdadeira causa do problema pode não ter muita relação com o sintoma;
  • Globalidade: não tratar partes isoladas e sim o corpo como um todo.

Sendo assim, podemos citar oito exercícios de RPG, que na verdade são posturas em que a pessoa precisa ficar parada por alguns minutos. Veja abaixo quais são elas:

  1. Rã no chão com braços abertos;
  2. Rã no chão com braços fechados;
  3. Rã no ar com braços abertos;
  4. Rã no ar com braços fechados;
  5. Em pé contra a parede;
  6. Em pé no centro;
  7. Sentado com inclinação anterior;
  8. Em pé com inclinação anterior.

O fisioterapeuta acompanha a realização destes exercícios e, normalmente, pede para que a pessoa contraia o abdômen e mantenha as costas coladas na maca, porém sem elevar as costelas.

Além disso, são feitos estímulos que levam a pessoa a ter que manter a postura do RPG durante alguns 4 a 7 minutos.

Caso sinta a necessidade de realizar um atendimento com fisioterapeuta, procure um dos especialistas da Clínica Move.

Open chat